Como começar a aprender inglês

O inglês é um dos idiomas mais falados em todo o mundo e com certeza o número de pessoas que anseiam aprender essa língua é grande, muita gente quer aprender, mas não sabe nem por onde começar e como seguir o caminho correto para alcançar a tão sonhada fluência. Com o intuito de esclarecer essa dúvida bastante comum para quem está querendo aprender inglês, neste post vou dar algumas dicas sobre como começar a aprender inglês de forma eficiente.

Então vamos lá, como começar a aprender inglês?

Você quer mesmo aprender inglês?!

Antes de se perguntar como começar a aprender inglês, você deve saber responder algumas perguntas. Por que eu quero estudar inglês? É porque você quer, ou porque alguém quer que você faça? Eu preciso mesmo aprender inglês? Eu quero mesmo aprender inglês? O que o inglês vai trazer de positivo na minha vida? Como toda decisão na vida, estudar inglês deve ser algo que você quer fazer.

Se não conseguiu responder a essas perguntas talvez a sua vontade de aprender não seja o suficiente. Se você aprende algo por obrigação com certeza o resultado final não será alcançado com sucesso, pois primeiramente, aprender inglês depende exclusivamente de você, você precisará de foco e força de vontade.

Defina metas

Se você sabe por que quer estudar, estabelecer metas fica muito mais fácil. Por exemplo, se você quer aprender inglês apenas para viajar seu objetivo será aprender apenas aquele inglês básico para que você consiga se comunicar nas situações especificas de uma viagem.

Talvez até conheça frases essenciais para uma boa comunicação mas quer conseguir se tornar fluente, se for esse o caso, então você deve focar em um estudo mais aprofundado, ou talvez tenha um conhecimento amplo de vocabulário e quer apenas melhorar suas habilidades de escuta e pronúncia. Quaisquer que sejam seus objetivos, escreva-os e defina metas alcançáveis para cada objetivo.

Faça uma agenda

Se organize para não perder tempo com conteúdos que podem atrasar seu aprendizado. Se pergunte quanto tempo você precisa estudar para atingir seus objetivos? Esta resposta é diferente para cada pessoa, mas o importante é ser realista. Se você trabalha 60 horas por semana, não planeje gastar mais 40 horas por semana estudando inglês.

Comece lento, mas estude regularmente, mais importante que a quantidade de horas que passa estudando é a qualidade desse estudo, então mesmo que você tenha apenas uma hora para estudar, aproveite esse tempo ao máximo para absorver ao máximo o conteúdo estudado.

Use um material que seja desafiador, mas não muito difícil. Descubra o que funciona para você. Organize seus horários de estudos e os faça de acordo com a sua particularidade, se você rende mais na parte da noite, escolha esse horário para estudar, se seu rendimento é melhor na parte da manhã é nesse horário que deve estudar.

Faça um compromisso com o inglês

Aprender Inglês exige muita motivação, você precisa ter um compromisso com seus estudos e com o seu objetivo. Se você tem certeza de que está pronto para começar a estudar inglês, faça um compromisso e não falhe no meio do caminho, persista até conseguir chegar ao objetivo final.

Busque um equilíbrio entre as quatro habilidades principais – ouvir, falar, ler, escrever

A maioria dos alunos quer se comunicar melhor em inglês e apenas focam nesse único objetivo esquecendo que para aprender inglês é necessário praticar todas as habilidades do inglês, é claro que algumas habilidades devem ser trabalhadas primeiro para que as outras aconteçam.

Ouvir, falar, ler e escrever são as principais habilidades que você precisa para se comunicar em qualquer idioma. Ser muito bom em apenas uma dessas habilidades não irá ajudá-lo a se comunicar. Por exemplo, você precisa ler bem antes de escrever bem. Você também precisa poder ouvir antes de falar. Isso ajuda a pensar nessas habilidades comunicativas em dois grupos.

INPUT <<<

O INPUT é o aprendizado de fora para dentro, nesse processo você estuda uma grande quantidade de material com o intuito de internalizar o idioma. Esse deve ser o primeiro processo de aprendizagem. Nele você coloca em prática as seguintes habilidades:

Ouvir (através dos seus ouvidos)

Leitura (através dos seus olhos)

OUTPUT >>>

O OUTPUT é o aprendizado de dentro para fora, nesse processo você consegue colocar para fora todo o conteúdo que foi internalizado, por meio da fala ou escrita. Esse deve ser o passo final no processo de aprendizagem. Nele você coloca em prática as seguintes habilidades:

Falar (por sua boca)

Escrever (através da sua mão)

É simples. Pense nisso dessa maneira. Primeiro você tem entrada. Em seguida, você tem saída. Primeiro você ouve alguém para lhe fazer uma pergunta. Em segundo lugar, você fala e dê sua resposta. Primeiro você lê uma carta de alguém. Depois disso, você escreve de volta para eles. Estes são exemplos de comunicação.

Alguns estudantes querem saber qual é a habilidade mais importante. Como todas as habilidades dependem uma da outra, elas são todas importantes.

Essas dicas são essenciais para quem sempre se pergunta como começar a aprender inglês e não sabe por onde começar. Espero que nunca mais tenha que se perguntar como começar a aprender inglês novamente. Comece agora a aplicar todas elas e não deixe de acompanhar os próximos artigos para que consiga aprender e aprimorar ainda mais seu inglês! Não esqueça de comentar falando o que achou deste artigo! Um grande abraço!

Se quiser se aprofundar mais sobre esse assunto confira o vídeo que fiz mostrando 6 dicas para começar a aprender inglês:

Veja também:

Frases essenciais para quem está aprendendo inglês

 

 Aprender Inglês Nunca Foi Tão Simples. Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba artigos, vídeos e dicas exclusivas para dominar o Inglês de uma vez por todas (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!