5 passos sobre como aprender a escutar e entender em inglês

Aprender a escutar e entender em inglêsNo artigo de hoje vou falar um pouco sobre como aprender a escutar e entender em inglês, que pode ser um tópico bastante complexo para alguns estudantes da língua inglesa. Em primeiro lugar é preciso entender que escutar é diferente que entender, você pode escutar em inglês e parecer apenas barulho, quando você entende algo quer dizer que aquilo que você escutou fez sentido para você sem você ao menos fazer esforço ou focar nos detalhes.

Então como aprender a escutar e entender em inglês?!

1.Praticar

Bom, pode parecer bobeira ou repetição, mas realmente a primeira coisa que você precisa fazer é PRATICAR e praticar muitoooo! E se quando você escuta não consegue entender nem uma palavra, não se desespere isso é extremamente normal! Calma que com a prática você vai entendendo aos poucos…

2.Treinar seu ouvido

Separe um tempo em que você vai praticar a escuta todos os dias. Essa prática pode ser feita através de músicas, filmes ou qualquer outra coisa em que o áudio esteja em inglês e você tenha acesso a letra ou legenda. Você deve prestar bastante atenção ao que está ouvindo, tente entender os sons, as palavras e o ritmo, no início pode ser um pouco difícil, mas à medida que vai praticando isso vai se tornando cada vez mais fácil e os sons vão ficando cada vez mais claros para você. IMPORTANTE: Se estiver estudando com música faça ela por inteiro, se estiver estudando por filme ou série separe por partes e repita várias vezes até você compreender tudo.

3.Busque ouvir coisas diferentes

Não se limite a ficar só na música, filmes e séries, busque ouvir coisas variadas assim você também aprimora essa habilidade. Procure outros tipos de áudio, por exemplo, assista uma entrevista, assista uma palestra do TED talks, procure Podcasts, assista o noticiário em inglês, quanto mais você insere o inglês no seu cotidiano mais você aprende e aprimora.

Aprendendo a entender em inglês

4.Não tente entender cada palavra que ouve

Assim como na leitura, quando você estiver ouvindo algo em inglês, não tente entender cada palavra que você ouvir, tente contextualizar entender o sentido do que ouviu. Se você tenta entender palavra por palavra você pode se perder ou travar, mas se você contextualiza a compreensão se torna mais rápida e natural.

5.Se habitue aos sotaques

Não estude somente um tipo de inglês, o inglês é uma língua falada no mundo inteiro e não se habituar aos sotaques pode fazer com que você tenha dificuldade de se comunicar em certas ocasiões. Assim como no Português em que temos vários sotaques dependendo da região, com o inglês não é diferente, pelo contrário é ainda mais diversificado pelo fato de ser mundial, então além das diferenças nos sotaques do próprio idioma, cada país em que o inglês é falado insere a sua própria maneira de falar. Com isso, é importante estar atento aos sotaques para que consiga se comunicar em qualquer lugar com qualquer pessoa do mundo.

Tenho certeza que se seguir essas dicas a sua capacidade de escutar e entender em inglês vai aumentar bastante.

E se você quiser conhecer uma forma diferente de aprender inglês, que engloba todas as coisas que falei neste artigo, não deixe de participar da minha série de vídeos gratuitos em que eu ensino uma nova metodologia para que você consiga aprender inglês online e estudar no conforto de sua casa

Eu tenho certeza que você vai gostar muito de todas as dicas que te dou lá.

Clique aqui para participar da minha série de vídeos

 

Espero que tenha gostado das dicas… bons estudos e até breve!!!

Você também pode gostar de ler:

5 passos simples para aprender a ler em inglês

 

 Aprender Inglês Nunca Foi Tão Simples. Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba artigos, vídeos e dicas exclusivas para dominar o Inglês de uma vez por todas (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!