Tem medo de errar ao falar Inglês?! Descubra como acabar com esse medo.

O segredo para parar de erra em Inglês

Olá! Estou aqui para te contar um segredo! O segredo para parar cometer erros em Inglês. Se você acha que comete muitos erros ou tem medo de cometê-los. Hoje vai descobrir uma forma de diminuir e até mesmo parar de com os erros em Inglês. Entenda o que está fazendo de errado e o que deve fazer para aprimorar seu Inglês.

 

Qual é esse segredo?

Você só precisa cometer muitos erros!!!!

 

Tudo bem, não parece certo cometer erros para parar de cometê-los. Talvez não seja o que você quer ouvir, mas se você quer falar sem cometer erros, você deve, primeiramente, cometer vários e vários erros.

Se quer ser capaz de falar corretamente, não é o bastante apenas estudar mais ou aperfeiçoar a gramática. Você precisa começar a falar, desde o início mesmo com erros, procurando consertar constantemente, o que está errado.

Se você se sente inseguro ao falar não se preocupe isso é totalmente normal, muitas pessoas se sentem assim também. Mas isso é algo que qualquer pessoa até a mais insegura pode superar.

Se você quer melhorar e falar sem cometer erros, vou te mostrar como fazer isto seguindo apenas alguns passos simples.

 

Você tem medo de cometer erros?! Por quê?

 

Primeiramente, você  deve descobrir a razão na qual sente medo de cometer erros, muitas pessoas, me perguntam o que fazer para falar bem, com fluência, sem erros ou como um nativo. Se você é uma dessas pessoas que sentem medo de falar, ou acha que não consegue falar sem cometer erros, não se preocupe a culpa não é sua.

Reflita na razão na qual tantas pessoas tem medo dos erros.

O grande problema vem na forma de aprendizagem da língua. Você já parou para pensar que estamos seguindo uma metodologia, na grande maioria das escolas em que é errado cometer erros? Isto acaba fazendo com que as pessoas sintam medo do erro. E isto é um  grande problema, principalmente quando se trata de falar uma nova língua.

 

O que as escolas têm a ver com o medo de cometer erros?

Por vários motivos, escolas tradicionais ao redor do mundo vem ensinando as pessoas de maneira errada.

O grande problema de aprender Inglês nestas escolas, no geral, é que elas não te preparam para utilizar o Inglês no seu dia a dia e ao invés de ajudar os alunos a se tornarem confiantes ao falar a língua, fazem com que estes alunos tenham medo do erro. Outro problema é que o ensino é focado em regras, que você deve decorar e provar o que sabe nas provas, com isso, a cada erro sua nota fica cada vez mais baixa. Assim, ao invés de você ser reconhecido pelo que aprendeu é penalizado por cometer erros. Isso faz com que você evite a tentativa de acertos pois está focado nos erros, para conseguir uma nota melhor e então, o medo de errar o leva a nem tentar falar.

 

O que a sociedade tem a ver com o medo de cometer erros?

A sociedade tem o hábito de adorar pessoas por serem talentosas e nem sempre reconhecem aquelas pessoas que são esforçadas. Isto faz com que as pessoas uma mentalidade errada em relação ao Inglês e assim, começam a pensar: “Eu não consigo aprender”, “Eu não tenho talento para isso” ou “Eu não sou bom em aprender línguas”. Se você se torna vítima e cria desculpas, certamente nunca irá se tornar um bom aprendiz.

Porém, se você muda a sua mentalidade e se esforça para realmente aprender, com certeza vai se tornar um ótimo aprendiz de línguas.

Não tenha medo

O primeiro passo é se esforçar, não ter medo de falar e cometer erros, tudo depende de você.

 

 

Por que cometer erros é uma coisa boa? 

Já  sabemos que este medo de cometer erros vem sendo um grande problema na aquisição da língua e que este problema surgiu através da metodologia imposta pelas escolas tradicionais.

Vamos entender porque erros são na verdade, uma coisa boa.

Perfeccionismo não é bom: Ninguém é perfeito

Perfeccionismo não é bom para quem está aprendendo uma língua estrangeira, se você se recusa a falar até conseguir fazer isto com perfeição, vai estudar para sempre e nunca se tornará fluente.

 

Nativos não falam perfeitamente

Não queira falar como um nativo. Qualquer nativo de qualquer língua não fala perfeitamente. Não falamos da mesma forma que aprendemos na escola, não é mesmo? Fazemos variações nas estruturas, encurtamos algumas palavras, não usamos as regras gramaticais de forma correta e às vezes pronunciamos de forma errada. Então, lembre-se:

NATIVO       PERFEITO

Outra coisa muito boa é que os nativos não se importam se você comete erros, desde que consigam te entender. Isto significa que seu maior objetivo seria fazer com que te entendam e não falar perfeitamente.

 

Fluência não é falar sem erros e ter a pronúncia perfeita.

O que é mais importante do que não cometer erros é ser confiante de suas habilidades na hora de falar. Se você fala com competência, mas é tímido ou nervoso, você vai ser visto como estudante de Inglês, ou até mesmo, ser considerado abaixo do seu próprio nível.

Porém se você é confiante na hora quando falar com alguém, mesmo que cometa erros ou tiver sotaque, você será visto como falante de Inglês.

Verdadeira Fluência é: Falar com confiança e ser capaz de falar sobre qualquer coisa na linguagem em que deseja , mesmo que não saiba todas as palavras. Fluência NÃO é falar sem erros e com a pronúncia perfeita. A confiança é fundamental na hora de aprender e falar.

Se eu cometer erros, que dizer que meu Inglês é ruim?!

Você já entendeu que você pode cometer erros e ainda assim ser ÓTIMO em falar Inglês.

Não deixe ninguém te pôr para baixo quando errar, erros são bons! Eles servem como um guia que mostra onde você tem que aprimorar. Erros são uma parte importantíssima no processo de aprendizagem.

Quando aprendemos algo, sempre erramos muito no início até que uma hora começamos a melhorar e quando menos esperamos estamos fazendo o que aprendemos com muita facilidade. Se está aprendendo a andar de bicicleta, você cai muitas vezes antes de conseguir. Se está aprendendo a tocar guitarra, você erra várias notas antes de acertar.

E porque com o Inglês seria diferente?! Porque temos tanto medo de errar em Inglês?

Isso acontece porque estamos tão acostumados a falar nossa língua materna, nos sentimos tão confortáveis quando falamos nossa língua, que quando vamos falar na nova língua, nos sentimos bobos quando erramos e sentimos um pouco de insegurança.

Então comece a pensar em falar Inglês como qualquer coisa em que você já é bom em fazer.
Pense que a cada erro que comete, você está um passo a mais da fluência.

Lembre-se que para ter sucesso em falar qualquer língua você não deve evitar os erros, mas sim aprender com eles.

 

Espero que você tenha uma nova visão sobre os erros!

Bons estudos!

Até breve!

 Aprender Inglês Nunca Foi Tão Simples. Junte-se a centenas de leitores inteligentes e receba artigos, vídeos e dicas exclusivas para dominar o Inglês de uma vez por todas (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!