6 truques sobre como se lembrar de tudo que aprendeu

Como lembrar de tudoUma pergunta que recebo com frequência é sobre como se lembrar de tudo que aprendeu, muita gente tem dificuldade em fixar o conteúdo que aprendeu e acabam desistindo de continuar o processo de aprendizagem. Pensando nisso resolvi escrever esse artigo para te ajudar nesta questão, mostrando estratégias que vão fazer com que você consiga lembrar com facilidade o que foi estudado.

Todos nós temos uma capacidade de memorização ilimitada, aprendemos coisas novas todos os dias e sim, conseguimos memorizar coisas com facilidade! Nosso cérebro foi projetado para isso, porém existem formas de melhorar nossa capacidade de se lembrar das coisas e isso é muito importante…

Por exemplo você conhece alguém que consegue memorizar informações, que nunca se esquece de um compromisso, está sempre em dia com seus afazeres ou que nunca esquece uma data importante? Nós vemos essa pessoa como inteligente e organizada. Agora quando pensamos naquela pessoa que está sempre se esquecendo de tudo e nunca lembra dos compromissos temos a impressão que essa pessoa é desorganizada e irresponsável, por isso ter uma memória boa ajuda muito não só em relação ao aprendizado, mas também na vida pessoal.

Se você é uma dessas pessoas que não conseguem de maneira alguma se lembrar das coisas que aprendeu ou até mesmo de datas ou afazeres, não se preocupe, as estratégias que vou mostrar nesse artigo vão te ajudar a aprimorar a sua memória.

Então vamos as dicas sobre como se lembrar de tudo que aprendeu:

1.Converta palavras em imagens.

Essa é uma dica essencial e é muito eficaz, pois nós nos lembramos de coisas visuais muito mais facilmente do que coisas escritas e é importante que você saiba que quanto mais sentidos você envolver nessa atividade para armazenar informações, mais fácil vai se lembrar da informação que aprendeu. Por exemplo, se você aprendeu uma palavra nova hoje, coloque em um papel ou crie um card com a palavra e uma ilustração dela, assim você conseguirá absorver aquela informação.

2. Use pontos estratégicos para colar suas ilustrações

Pense em lugares estratégicos onde você pode colar essas imagens que criou, por exemplo, a porta do seu quarto, o retrovisor do seu carro, perto do celular, no seu local de trabalho… Qualquer lugar em que seja fácil a visualização do que você precisa se lembrar e repita isso com qualquer outra coisa que você queira memorizar, assim você cria o hábito de sempre colocar as ilustrações nesses lugares e também de sempre verificar e revisar.

3. Use a técnica Spaced repetition

A terceira dica é sobre uma técnica chamada spaced repetition que funciona da seguinte forma: você vai estudar de uma forma intervalada, revisando o que estudou gradualmente para que você consiga manter a informação sempre fresca na memória. Hermann Ebbinghaus descreveu a falta de memorização do que aprendemos como a curva do esquecimento. Sua pesquisa sobre a psicologia da memória conclui que esquecemos a maioria das informações recém-adquiridas em poucas horas ou em poucos dias. A teoria mostra que se você reforçar o que aprende em intervalos regulares, será mais fácil reter essa informação nas áreas de armazenamento de longo prazo do seu cérebro. Uma maneira simples de aplicar essa técnica é usar flashcards. Você pode organizar seus flashcards em três lotes, dependendo de como é fácil para você lembrar. Se você se lembra de algo claramente, teste com o mesmo flashcard dentro de dez minutos, mas se você se lembrar, teste em um intervalo mais longo.

4. Tenha uma boa noite de sono

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando estão estudando é ficar horas estudando e perder o horário de dormir, muitas vezes as pessoas passam a noite em claro estudando pensando que estão adquirindo conhecimento. Porém fazer isso só atrapalha seu rendimento e capacidade de concentração e além de afetar várias habilidades cognitivas, afeta principalmente a sua memória. Estudos mostram que a falta de um sono de qualidade além de afetar a mente, ela está diretamente ligada a doenças cardíacas, câncer, falta de imunidade, obesidade e outras complicações.

Então se você quer se lembrar das coisas com facilidade, uma boa noite de sono é fundamental para manter a mente sempre saudável.

5. Seja mais interessado

É sempre mais fácil lembrar de coisas em que estamos interessados. Por exemplo, você pode achar fácil lembrar de detalhes de coisas que você gosta, mas você tende a esquecer fatos históricos ou informações sobre amigos e parentes. Então é muito mais eficaz estudar assuntos que são de nosso interesse.
Mas como conseguir se interessar por assuntos que não está tão interessado?
Por ativamente tentando encontrar razões para estar interessado. Lembre-se regularmente sobre por que é importante lembrar – como isso contribuirá para sua vida pessoal ou profissional? Isso sinalizará ao seu cérebro a importância do tema e dedicará mais recursos ao fortalecimento dos neurônios que reforçam essas memórias.

6. Preste mais atenção  

De todas as técnicas sobre como lembrar as coisas, essa pode ser a mais eficaz.  A concentração é bastante importante quando estamos estudando ela faz com que exista uma melhor absorção no cérebro e ajuda a converter memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.

Porém a concentração está se tornando um traço cada vez mais raro pois no mundo atual somos bombardeadas com um número infinito de distrações de múltiplos dispositivos digitais. O desafio é fazer com que esses bombardeios não se tornem bloqueadores da concentração, o que você pode fazer é se desligar desses dispositivos na hora que está estudando e se concentrar totalmente no que está fazendo isso ajudará você a memorizar as coisas com mais facilidade.

Espero que tenha gostado dessas 6 técnicas sobre como lembrar de tudo que aprendeu, tenho certeza que se colocar em prática todas elas, seu rendimento e a sua capacidade de memorização vão melhorar bastante.

Confira também o vídeo que gravei sobre esse assunto:

Até breve! Bons estudos!

Você também pode gostar de:

O que significa a expressão easy come, easy go

As 700 palavras mais usadas no Inglês, com exemplos em frases (é grátis)

Fique tranquilo, seu e-mail estará totalmente seguro!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Patricia disse:

    Obrigada Thieme, dicas valiosissimas. Um beijão!