Existe idade certa para aprender inglês?!

Idade certa para aprender inglês

Muitas pessoas pensam que para aprender inglês deve se iniciar os estudos bem cedo, ainda quando crianças. A maioria das pessoas se questionam sobre a habilidade de aprendizado quando se é mais velho, indagam que é muito difícil aprender, que já não conseguem absorver ou guardar as informações que aprendem e que não estudaram inglês quando eram crianças e por isso não vão conseguir aprender. Então é aí que entram as questões, existe idade certa para aprender inglês? Será que estou muito velho para começar a aprender inglês?!

Bom primeiramente, tenho que te falar que qualquer pessoa, de qualquer idade pode sim aprender inglês. Você não precisa aprender inglês desde criança para adquirir fluência, porém existem alguns pontos que é preciso avaliar.

Para começar, a forma de aprendizado da criança, do adolescente e do adulto é bem diferente, por isso é necessário que você procure uma metodologia correta para cada idade e executar essa metodologia com técnicas e estratégias eficientes que aceleram o processo de aprendizagem. A criança aprende porque não tem medo de arriscar e consegue guardar bastante informação, pois é nessa fase que adquirimos grande parte do nosso conhecimento e nosso cérebro é como uma esponja que suga todo o tipo de informação que nos é apresentado, o adolescente aprende quando é desafiado ou por meio de coisas de seu interesse, como jogos, músicas e filmes. Já o adulto aprende por meio da lógica e questionamentos. Outro fator que deve ser levado em consideração em relação ao aprendizado dos adultos é que existe uma pressa em se aprender, adultos querem aprender de forma rápida e dinâmica e muitas vezes atropelam fases ou etapas essenciais para o aprendizado da língua.

Existe ainda alguns problemas que afetam diretamente os adultos na hora de aprender, a insegurança e o bloqueio que criam em relação ao próprio aprendizado. Muitos adultos se sentem inseguros na hora de falar inglês, por pensar que é muito difícil e que não conseguem aprender e acabam criando um bloqueio. Porém, se são direcionados da forma certa conseguem sim aprender sem muita dificuldade.

Pensando nisso, nesse artigo darei algumas dicas para acelerar e facilitar o seu aprendizado sendo você adolescente ou adulto.

A primeira dica é aumente seu vocabulário, mas muita atenção, não se deve aprender qualquer tipo de vocabulário é importante focar num vocabulário que você realmente vai utilizar quando for se comunicar com alguém. Uma das coisas mais importantes é focar em aprender uma grande quantidade de palavras em inglês. Quanto maior for seu vocabulário, melhor será a sua capacidade de se comunicar e seu diálogo se torna cada vez melhor quando se tem um vocabulário amplo.

A segunda dica é aprender a pronúncia correta das palavras, a pronúncia é vital para a comunicação, é importante que você aprimore a pronúncia para que as pessoas possam te entender claramente. Isso não quer dizer que você precisa falar tudo certinho ou como um nativo, claro que não! Esse não é o intuito, mas é importante que você use os sons certos e dê ênfase em algumas palavras para que a comunicação aconteça de forma mais natural.

Alguns sites disponibilizam Phonetic charts (Quadros fonéticos) que podem ser ótimas ferramentas para o aprimoramento da pronúncia, pois a grande maioria desses quadros mostram como acontece o movimento da boca na hora de pronunciar os sons. Outra forma de melhorar a pronúncia é pesquisando a palavra em dicionários prestando atenção na ênfase e entonação, que são muito importantes para a aquisição da fluência. É importante que você tente falar o máximo que puder, pode ser conversando sozinho, de frente para o espelho, mentalmente, não importa tente falar.

A terceira dica é procure estudar por meio de lições ou assuntos do seu interesse, assim vai ser bem mais fácil você se concentrar e não desistir do seu aprendizado. Estudar por meio de assuntos do seu interesse é extremamente eficiente com isso, você vai se manter cada vez mais motivado e vai estar aprendendo sem muito esforço tornando o aprendizado mais natural e rápido.

A quarta dica é ouvir bastante, procure incluir a escuta em inglês nos seus estudos, pode ser com músicas ou podcasts, é importante acostumar seu ouvido com os sons do inglês e com isso o entendimento se torna cada vez mais fácil e você ainda aprende muitas palavras de forma indireta. Essa é uma das habilidades mais relevantes quando de aprende uma língua pois, quem escuta bem provavelmente será um bom falante da língua.

A última dica é leia muito, uma ótima forma de praticar o inglês é lendo muito em inglês, a leitura aumenta seu vocabulário e seu conhecimento sobre o inglês. Você pode ler sobre qualquer coisa, não precisa ser um livro inteiro, se você inserir a leitura em seu dia a dia posso garantir que a habilidade de aprender será aprimorada. Você pode ler uma notícia, uma letra de música, um trecho de um livro, uma tirinha de comédia ou quadrinhos. Qualquer tipo de leitura vai ajudar e muito seu inglês.

Então é isso, essas foram as dicas para você aumentar a capacidade de aprendizado do inglês, sendo você adolescente ou adulto. Lembre se que a idade não importa, basta saber como guiar seus estudos.

Bons estudos e até breve!

 Aprender Inglês Nunca Foi Tão Simples. Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba artigos, vídeos e dicas exclusivas para dominar o Inglês de uma vez por todas (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!