Fluência em inglês em 7 meses estudando 10 palavras por dia

Hoje vou te mostrar como ter fluência em inglês colocando em prática as 4 fases da aprendizagem de línguas, estudando vocabulário de forma eficiente, vou te mostrar quais são as 4 fases e o que fazer em cada fase.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que você precisa agir, muita gente quer aprender inglês, mas não estão fazendo nada para realizar isso, pense que quanto mais ações você realizar, mais rápido aprenderá.

Agora que você já sabe que para obter a fluência em inglês, a primeira coisa que deve fazer é agir, precisa entender quais são as coisas mais essenciais a se fazer, quais são as atividades mais importantes a realizar e em que estágio deve realizar.

E para compartilhar com você o que fazer e os estágios vou apresentar utilizando uma metáfora simples do Benny Lewis que é um poliglota irlandês.

Ele compara o processo de aquisição de um idioma até a fluência em inglês com um avião em vôo. Uma metáfora simples para o aprendizado de línguas – Um avião decolando.

Mesmo que você tenha medo de voar, o momento em que um avião entra em uma pista e os motores começam a funcionar pode ser incrivelmente emocionante.

Para decolar, um estudante de inglês, assim como um avião, precisa seguir uma série de ações cuidadosamente coordenadas.

Etapa 1: decolagem

Para decolar, um avião precisa aplicar força suficiente para acelerar, abaixar os flaps para obter sustentação suficiente na velocidade da pista, viajar em linha reta na direção certa e manter aceleração constante por muito tempo o suficiente para decolar.

Mesmo que as apostas não sejam tão altas com o aprendizado do inglês, se você quiser decolar, você também precisa se concentrar em uma série de ações cuidadosamente coordenadas. Se você não está acelerando na direção certa, ou se não acelerou por tempo suficiente, decolar vai levar mais tempo e ser muito mais difícil.

Etapa 2: Gerenciando os solavancos

Uma vez decolado, as coisas ficam um pouco mais fáceis. Os flaps entram, as rodas sobem e você pode começar a dirigir o avião na direção que quiser. O sinal do cinto de segurança ainda está aceso. Ainda há muito trabalho a ser feito antes que você atravesse o período turbulento abaixo das nuvens.

A aprendizagem do inglês nesta fase consiste em controlar os solavancos. As conversas não serão tranquilas, parecerão estranhas, mas quanto mais você puder fazer neste período turbulento, mais rápido você passará pela turbulência.

Etapa 3: ganhando altitude

Agora que os solavancos e turbulência das nuvens sumiram, o sinal do cinto de segurança foi apagado. Você está livre para se mover pela cabine. Tudo o que você precisa fazer agora é simplesmente continuar a subir até atingir a altitude de cruzeiro.

Suas conversas estão começando a adquirir mais estrutura e profundidade. Seu idioma de chegada está começando a se tornar muito mais fácil e você não precisa mais de seu idioma materno para se comunicar.

Estágio 4: Cruzeiro

No estágio final do vôo, você atingiu a altitude de cruzeiro, alcançou o vôo e já obteve a fluência em inglês. Esta é a parte mais fácil da jornada. Agora você pode ir para onde quiser.

O aprendizado de um idioma neste estágio final é incrivelmente recompensador. Todas as suas ações cuidadosamente planejadas levaram você para onde você deseja estar.

Então, em qual estágio você está atualmente? Em que estágio você está no idioma de destino?

Muitas pessoas cometem um grande erro no aprendizado de idiomas. Se concentram demais nas regras gramaticais. Em outras palavras, tentam voar antes de decolar.

Em vez de me concentrar nas regras gramaticais, o mais eficaz é conseguir obter uma boa base de vocabulário, principalmente nos estágios iniciais. E não apenas se concentrar em aprender palavras fora de um contexto, mas sim usar as palavras que aprender e sempre inserir nos mais variados contextos.

Por esse motivo, vou te apresentar um método simples de estudos por meio do vocabulário em cada uma dessas etapas.

Uma ótima forma de medir a sua fluência em inglês é comparando ao número total de palavras ativas em seu vocabulário.

Quando se trata dos quatro estágios do aprendizado de idiomas que descrevi acima, cada estágio é definido pelo número total de palavras ativas que você consegue usar.

Vamos dar uma olhada em cada estágio conforme o aprendizado de idiomas e como você pode passar por cada estágio da forma mais eficaz possível.

Estágio 1: 0 – 100 palavras

  • Atividade primária: aprender os sons da língua / pronúncia
  • Atividade secundária: seleção de palavras

Neste primeiro estágio de aprendizagem de línguas, existem duas atividades nas quais você deve se concentrar acima de tudo.

Em primeiro lugar, você precisa aprender a fazer os sons do inglês.Você deve trabalhar em sua pronúncia no estágio 1 por três razões: você quer ser capaz de comunicar sua mensagemda forma mais eficaz possível e o mais rápido possível; ajustar-se aos sons de seu idioma de destino ajudará em suas habilidades de escuta, e a pronúncia é um hábito – é muito mais fácil formar um bom hábito cedo do que mudar um hábito arraigado mais tarde.

A próxima coisa que você precisa fazer é escolher palavras que permitirão que você expresse ideias básicas, mas muito importantes.

Em outras palavras, mesmo nesta fase, você pode (e deve) usar e falar sua língua-alvo.

Nesse estágio, suas habilidades com o idioma são como um avião acelerando na pista. Você está longe de fazer um cruzeiro, mas se selecionar cuidadosamente as palavras práticas e praticar como dizê-las corretamente, você será capaz de se comunicar.

Concentre-se de perto nessas atividades do estágio um e logo você terá decolagem.

Estágio 2: 100 – 1000 palavras

  • Atividade principal: comece a ter conversas básicas
  • Atividade secundária: continue estudando vocabulário de alta frequência

Neste segundo estágio, para melhorar de forma eficaz, você precisa se concentrar em seu vocabulário ativo.

Você ainda está abaixo das nuvens, o sinal do cinto de segurança está ligado, é muito estranho conversar em inglês, mas você precisa usar ativamente o que aprendeu.

As conversas básicas neste estágio permitem que você se expresse de forma mais ampla e comece a investigar aspectos do idioma e do ambiente ao seu redor com questões práticas.

Agora você pode começar a se perguntar coisas como “Qual é a diferença entre esses dois verbos?”, “Você pode me ajudar com a tradução desta frase?”, “Quais são as melhores coisas para ver e fazer nesta cidade?”, ou “Onde é um bom lugar para ir para experimentar a comida local?”

Seu objetivo durante este estágio não é se concentrar no vocabulário específico de certos tópicos, mas se concentrar em conectar palavras e frases que permitirão que você pergunte sobre as coisas de uma maneira geral.

Toda vez que você descobrir uma nova palavra de alta frequência, procure usá-la ativamente em sua próxima conversa em seu idioma de destino.

Etapa 3: 1000 – 2000 palavras

  • Atividade primária: desenvolver habilidades gramaticais
  • Atividade secundária: comece a explorar tópicos de interesse em seu idioma de destino

Com mil palavras em seu vocabulário ativo, agora você pode expressar quase qualquer ideia de uma maneira geral.

Seu objetivo neste terceiro estágio é agora melhorar a estrutura de como você expressa suas ideias. Isso significa um foco maior nas regras gramaticais, chegou a hora de colocar a gramática nos estudos.

Pode ser um conselho comum começar um novo idioma com um livro de gramática, mas focar demais na gramática e não o suficiente no vocabulário é um grande erro.

Agora você tem uma base sólida de palavras gerais para mergulhar em áreas que atraem sua curiosidade, então agora é a hora de incluir coisas que você gosta nos estudos.

Você gosta de música, esporte, arte, viagens, surf, culinária, livros ou caminhadas?

Veja se consegue encontrar pessoas que falam inglês e que também compartilham os mesmos interesses.

Aqui as coisas ainda não são totalmente fáceis, ainda há muito vocabulário específico para aprender, mas você não precisa mais do português para se comunicar e discutir uma ampla gama de tópicos.

Etapa 4: mais de 2.000 palavras

  • Atividade primária: leitura
  • Atividade secundária: mais de suas atividades favoritas para motivação

Neste último estágio, você atingiu a altitude de cruzeiro, alcançou o vôo e pode ir onde quiser. A comunicação em inglês agora é fácil e agradável, você atingiu o nível de fluência em inglês que você deseja.

Você pode falar por horas com amigos sobre uma variedade de tópicos diferentes e, no final da noite, sua cabeça não fica latejando por causa de níveis profundos de concentração e esforço.

Se você deseja melhorar neste nível, assim como nos outros três níveis, você precisa continuar a construir seu vocabulário ativo. No entanto, isso é muito mais difícil neste estágio, pois você encontrará palavras que já viu ou usou nos estágios 1 a 3 repetidamente.

Veja se consegue encontrar alguns livros, de ficção ou não ficção, na sua língua-alvo que agrade aos seus interesses. Durante a leitura, sempre que descobrir uma palavra que não conhece, anote e procure uma oportunidade de usar essa palavra em sua próxima conversa.

Este processo irá garantir que você está deliberada e sistematicamente adicionando novas palavras ao seu vocabulário ativo.

Cada estágio de aprendizagem de um idioma requer uma abordagem diferente.

No início, atividades como a leitura podem ser muito frustrantes. No caminho, eles podem ser bastante divertidos. Conhecer as regras gramaticais pode não ser útil se você não tiver um conjunto básico de vocabulário ativo para usar. E aprender o vocabulário específico de certos tópicos é algo que você só deve procurar fazer quando tiver uma base sólida de palavras gerais de alta frequência.

À medida que você melhora suas habilidades, você vai querer se desafiar de diferentes maneiras. Quanto mais você puder fazer as atividades adequadas ao seu nível, mais rápido você chegará à altitude de cruzeiro e mais fácil será chegar aonde você gostaria de ir.

Esses estágios irão te levar a fluência em inglês de forma rápida e eficaz. coloque em prática que você verá uma evolução gigantesca no seu inglês.

Você também pode gostar de:

12 Passos para dominar o inglês (Gratuito)

BAIXAR AGORA
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!