Imersão no inglês: Saiba o que é, como funciona e como praticar

Imersão no inglês No artigo de hoje vim falar um pouco sobre imersão no inglês que é um assunto que vem sendo bastante apoiado e aprovado por muitos professores de línguas. Decidi falar um pouco sobre esse assunto pois muitas pessoas me perguntam o que é a imersão no inglês, se funciona ou não e se existem prós e contras, por esse motivo resolvi explicar mais sobre isso…

Bom atualmente muito tem se falado sobre a imersão no inglês, que é considerada o melhor método para aprender inglês e vem sendo amplamente apoiada por professores de línguas e muita gente está utilizando esse método para aprender inglês. Vou começar a explicar porque a imersão vem sendo utilizada para aprender inglês.

O que é a imersão no inglês?

Muitas pessoas consideram o inglês como uma das línguas mais difíceis de aprender, muitos alunos e estudantes de inglês alegam que quando estão começando a entender a lógica por trás da língua e regras gramaticais se deparam com dezenas de exceções e que isso acaba travando o aprendizado.

E é aí que entra a imersão, para que você consiga aprender o inglês é preciso que você tenha um vocabulário eficaz e que consiga utilizar esse vocabulário de forma coesa, e a imersão torna-se particularmente eficaz em fornecer a prática necessária em uma base diária.

O processo de imersão é quando se conecta totalmente com os estudos de inglês e é uma forma mais natural de aprender um idioma.  No caso do inglês a imersão acontecerá quando o estudamos de maneira intensiva.

E assim quando fazemos a imersão no inglês estamos totalmente mergulhados dentro dos estudos da língua, fazendo com que o contato com o idioma seja constante.

A imersão no inglês é ótima para o aprendizado desse idioma. Mas é importante que você entenda que ela só vai funcionar se você tornar isso um hábito, pois como o próprio nome diz é uma imersão você precisa mergulhar e se inserir no mundo do inglês.

A imersão permite que os alunos aprendam inglês mais rapidamente porque o aluno estará totalmente imerso no idioma e aprenderá como realmente utilizar na prática o que aprendeu.

Com a imersão o aluno aprenderá a utilizar o idioma nas mais diversas situações.

Com a imersão o aluno também vai absorver bastante vocabulário, fazendo com que a comunicação flua com mais facilidade.

Como funciona a imersão no inglês

Formas de inserir o Inglês em seu cotidiano

Existem várias estratégias para que você possa aprender inglês com a imersão. Você pode, por exemplo, colocar os nomes dos objetos que mais usa em Inglês usando um adesivo ou post-it, dessa forma, todas as vezes que usar este objeto vai se lembrar o nome do mesmo em Inglês, isso pode ser feito também com objetos e móveis de sua casa.

Outra opção é começar a ler contos de sua infância em Inglês, tente fazer associações entre os dois idiomas, pode também escrever um diário e nele descrever seu dia na língua de seu foco.

Tente narrar seu dia mentalmente e logo após oralmente, isso te ajudará a ganhar vocabulário. Se tiver o hábito diário de assistir algo, assista em Inglês também. E por último, você pode criar uma regra de não falar português por uma fração de tempo de sua escolha e começar a falar inglês durante o tempo que estipulou.

O Inglês deve se tornar parte de sua rotina diária, seja por um curto período de tempo ou um tempo significativo, isto é você quem vai decidir. Mais uma vez é bom lembrar que você não precisa aprender algo novo todos os dias, porém deve sim ter contato com a língua todos os dias.

O tempo é essencial para a aquisição do idioma, se dedique, busque maneiras alternativas para colocá-lo em prática, assim você começará a identificar expressões, frases e estruturas.

Como você pôde ver a imersão é fundamental e pode ser uma grande aliada no processo de aprendizagem do inglês e para que você consiga tirar o maior proveito da imersão no inglês é necessário que você tenha um bom planejamento sobre como inserir o inglês no seu cotidiano e treinar bastante tudo o que aprender.

Lembre se que não existem milagres ou fórmula mágica, para aprender é preciso dedicação e esforço.

Muitos pensam que só existe imersão quando a pessoa vai para outro país e começa a vivenciar o idioma, porém existem outras formas de vivenciar o idioma como por exemplo assistir um filme em inglês, ouvir uma música e fazer um curso que tenha a imersão como base principal de ensino.

Então é isso eu espero que você tenha aprendido bastante com esse artigo e consiga realizar a imersão do inglês para que ele se torne cada vez melhor.

Bons estudos e até breve!

Você também pode gostar de:

10 expressões com a palavra TIME que usamos com frequência

 

 Aprender Inglês Nunca Foi Tão Simples. Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba artigos, vídeos e dicas exclusivas para dominar o Inglês de uma vez por todas (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!