Como aprender inglês com música: 8 dicas incríveis
Aprender inglês com música é uma atividade bastante divertida que pode auxiliar bastante o seu aprendizado de inglês.
No artigo de hoje trouxe 8 dicas para aprender inglês com música que é uma ótima ferramenta para aprender inglês, além de ser uma maneira muito divertida de estudo.
Para aprender inglês precisamos da imersão e também que você crie hábitos em seus estudos, então porque não unir o útil ao agradável? Porque não utilizar algo que gostamos para nossos estudos, não é mesmo? Acredito que todo mundo escuta músicas internacionais e podemos sim, utilizá-las para aprender inglês.
Se você ainda não fez isso, não é tarde demais para começar a aprender inglês com músicas
Por que aprender inglês com música?
Porque realmente funciona. Existem evidências científicas consideráveis que demonstram como a música pode ajudar os alunos que estudam uma segunda língua a adquirir gramática e vocabulário e melhorar a ortografia.
As músicas quase sempre contêm muito vocabulário, frases e expressões úteis. E desde que o público-alvo são os falantes nativos, músicas incluem uma linguagem atualizada.
Além disso as músicas também permitirão que você se concentre em sua pronúncia e compreensão do ritmo, tom e batida do idioma inglês.
É claro que você não deve focar somente na música, mas você pode utilizar a música como aliada em seus estudos do inglês e utilizá-la para aprimorar seu conhecimento sobre o mesmo.
Algumas músicas tem uma incrível capacidade de ficarem presas em nossas cabeças. Tudo isso irá ajudá-lo a aprender inglês com música, e você memoriza facilmente vocabulário e frases.
Como aprender inglês com músicas: 8 ótimas dicas
1. Selecione as músicas certas
Antes de começar, você precisa aprender a escolher o melhor tipo de música para estudar. Isso é importante porque há muitas armadilhas potenciais.
Por exemplo, músicas que usam linguagem difícil que não é comumente usada, que são muito rápidas (difíceis de aprender), não tem as letras disponíveis na internet, todas essas são complicadas para você aprender, então o ideal é encontrar músicas populares, que não são muito rápidas e de preferência que você já conheça e gosta.
Então, escolha a música que você ama. Não há sentido em aprender inglês com música se você não curte realmente a música. Este é o caminho mais rápido para o tédio.
As letras devem ter palavras comumente usadas e não devem ser muito fáceis ou muito difíceis para você.
Outra coisa a observar é que às vezes os cantores não pronunciam o som com clareza. Talvez heavy metal não seja o melhor lugar para começar.
Comece com a música pop e ramifique-se. Tradicionalmente, a música pop tende a ser sobre amor e romance, o que é bom porque há muito vocabulário repetido. Quando você estiver pronto para se expandir, você pode tentar gêneros mais diversos para captar uma variedade maior de vocabulário.
2. Encontre a música que utilizará para seus estudos.
Você pode pesquisar sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube e o Vimeo. Eles têm vastas bibliotecas de vídeos musicais e alguns também serão legendados com as letras das músicas em inglês.
Spotify, um serviço de assinatura, é fantástico porque eles têm uma seleção enorme que você pode levar em movimento. Também ajuda a conhecer as músicas que estão bombando no mundo inteiro facilitando a sua busca.
Você também pode encontrar a letra da música que escolheu em vários sites como vagalume ou no siteletras.mus.br
3. Aprenda como estudar as letras.
Seria bom se você pudesse aprender inglês simplesmente ouvindo a música. Na prática, você terá que gastar algum tempo estudando as letras e seus significados para que você entenda o contexto e consiga absorver o máximo de conhecimento possível.
Utilize os sites de letras de música para esse processo e tente analisar linha por linha estudando as palavras e utilize a tradução da letra que geralmente é disponibilizada nesses sites para conferir se conseguiu entender a frase ou se conseguiu chegar ao contexto correto da música.
4. Estude as letras e o vocabulário.
Além de digerir o conteúdo, também é importante que você revise o vocabulário regularmente. Quebre a música palavra por palavra e tente dominar cada palavra, de modo que ela faça parte do seu vocabulário. Você pode fazer isso através de aplicativo de flashcards, como Anki ou Studies App.
5. Cante junto.
A menos que você esteja cantando na frente de um público, não importa se você é o pior vocalista do mundo. Então não se preocupe se você não possui nenhuma habilidade musical. Independentemente da sua habilidade de cantar, você deve tentar cantar a música em voz alta. Isso força sua boca a adotar as formas certas e se mover com o ritmo da música.
6. Tente cantar sem a letra
Depois de um tempo, você deve perceber que está começando a memorizar a música. E então você está pronto para dar o próximo grande passo – tente cantar a música sem olhar as letras. A propósito, você deve ser capaz de descobrir que pode fazer um trabalho muito melhor, incluindo essas palavras em sua fala cotidiana.
7. Revise periodicamente.
Você não precisa concluir o aprendizado de uma música antes de passar para a próxima. De fato, depois de se sentir confortável com uma música, você pode passar para a próxima. E depois que o tempo for suficiente, você poderá voltar para a primeira música. Isso é chamado de spaced repetition (repetição espaçada) e está provado cientificamente que é mais eficaz do que tentar aprender tudo de uma vez.
8. Encontre novas músicas que reforcem o que você aprendeu.
Este é talvez o passo mais difícil sobre como aprender inglês com música. Cada nova música que você aprende deve ter o equilíbrio certo de vocabulário totalmente novo. Esse novo vocabulário mantém você motivado e também reforça naturalmente seu aprendizado anterior para obter o máximo benefício.
Busque músicas que tragam alguma novidade para seus estudos e dessa forma seus estudos serão mais eficazes.
Se divirta e aproveite! A música é uma linguagem universal e que todos podemos desfrutar e relacionar.
Ouça músicas em inglês todos os dias e, em breve, você ficará surpreso com o quanto de inglês você pode aprender com relativa facilidade. Quando você incorpora o aprendizado de idiomas em atividades divertidas, como ouvir e cantar em voz alta, você nem percebe que está aprendendo uma segunda língua. Então comece a partir de hoje a aprender inglês com música.
Bons estudos e até breve!
Assista também ao meu vídeo sobre esse assunto e complemente sua leitura
Você também pode gostar de:
Seja o primeiro a comentar!