Como destravar a fala em inglês: Sei entender mas não falar, o que fazer…

No artigo de hoje vou falar sobre um assunto que muitas pessoas têm dúvidas, que é sobre como destravar a fala em inglês, muitas pessoas conseguem entender ler e escrever mais da hora de falar travam e não conseguem passar a informação desejada.

Primeiramente é importante que você saiba que isso é totalmente comum, todos os estudantes de inglês vão passar por isso alguma vez na sua vida, quando eu estudava eu também passei por isso.

É importante que você saiba que isso não é culpa sua, não quer dizer que você não é inteligente ou capaz de aprender, também não quer dizer que você não sabe inglês , pensa comigo se você consegue ler, escrever e entender quer dizer que você sabe inglês, mas na hora de falar você tem essa travamento e não consegue se expressar, você só precisa aprender como destravar a fala em inglês.

Vou te explicar o porquê que acontece essa questão do travamento da fala, para aprender inglês existe todo um processo, primeiro você vai aprender conteúdos para que você consiga absorver o máximo de conhecimento possível, então é uma coisa que acontece de dentro para fora, primeiro você internaliza o idioma para depois você conseguir falar colocar ele para fora.

Então primeiro você tem que exercitar o listening e o reading, para depois conseguir executar as outras duas habilidades que seria falar e escrever, se você fez um curso tradicional você aprendeu bastante vocabulário, muita gramática, bastante conteúdo sobre inglês e você conseguiu internalizar o idioma, então agora falta praticar a parte da fala.

Separei algumas dicas sobre como você pode destravar a fala em inglês.

1) Foque em palavras e frases que utilizamos no dia-a-dia

É muito importante que mesmo que você tenha uma vocabulário amplo, você saiba como utilizar as palavras e frases no dia a dia.

Então se você for pensar bem, todo dia a gente utiliza praticamente as mesmas palavras, então mesmo que você estude muitas palavras é importante conhecer como utilizar essas palavras no contexto do dia a dia.

Foque nas palavras mais comuns do dia-a-dia que você vai conseguir destravar a fala em inglês, por exemplo, você fala bom dia todo dia, então é importante você aprender bom dia, mas nem todos os dias você precisa utilizar a palavra meio ambiente, você vai utilizar as frases e palavras mais comuns todos os dias.

2) Pratique desde o início

Você deve praticar parte da fala desde o início, você não tem que esperar você aprender bem para começar a praticar a parte da fala, isso é muito importante para que você consiga destravar essa habilidade do inglês.

Quando você pratica desde o início você vai conseguindo identificar os sons do inglês, você vai conseguindo pronunciar corretamente as palavras e dessa forma vai ser muito mais fácil conseguir colocar todo esse conhecimento para fora.

3) práticas faz das suas séries ou filmes favoritos em voz alta

Uma coisa muito útil é imitar as falas das personagens dos seus filmes favoritos ou séries favoritas, essa prática foi o que me levou a melhorar bastante meu inglês, porque quando eu comecei eu tinha muita vergonha de falar, ou porque eu achava que a pessoa tinha mais conhecimento do que eu, ou porque eu tinha muita vergonha mesmo e insegurança de falar, então essa prática me fez a melhorar bastante a questão do travamento da fala.

Essa prática é bastante útil porque você vai ganhar bastante vocabulário, bastante conhecimento das estruturas, também você vai ganhando confiança para conseguir se comunicar posteriormente, porque você vai estar imitando os sons que os personagens estão falando e com isso você vai ganhar conhecimento sobre ritmo e a entonação do inglês.

No vídeo eu indico quais séries são boas para essa prática.

4) Falar sozinho sobre qualquer coisa em voz alta

Quando você estiver no seu quarto ou em qualquer outro lugar que você tenha possibilidade de praticar essa parte oral sozinho em voz alta, faça esse exercício de falar sobre qualquer assunto em voz alta sozinho, com isso, você vai ganhar confiança quando tiver que se comunicar com outra pessoa.

Isso vai te ajudar se você é tímido, para que você consiga se comunicar sem ter medo, você pode falar sobre qualquer assunto da sua preferência e se você puder pode falar aí na frente de um espelho, na frente de uma câmera ou simplesmente falar alto. Você pode conversar sobre uma história, pode pensar sobre o seu dia em voz alta, vai fazendo isso que você vai ganhar cada vez mais confiança na hora de falar.

5) Praticar com alguém que também está aprendendo inglês

Nessa dica eu indico que você comece primeiro falando com pessoas que não são nativas, mas que também estão aprendendo esse idioma, hoje em dia, existem várias plataformas que permitem que você para praticar inglês com outras pessoas, então é muito fácil você encontrar pessoas que também estão aprendendo inglês, você pode ajudar a pessoa e a pessoa também te ajuda e dessa forma você vai melhorar bastante o seu inglês.

No início você não deve pensar que você não vai conseguir, você não deve ter medo de errar, o erro faz parte do processo de aprendizagem e ao praticar o inglês com alguém que também está aprendendo, vai ser muito mais fácil você se sentir confortável e você conseguir fazer essa troca de experiências para aprender junto.

No vídeo eu indico dois aplicativos para que você possa fazer essa prática com alguém que também está aprendendo inglês.

6) Praticar com nativos

Depois que você fizer todos os passos anteriores e se sentir confiante para se comunicar, aí sim você deve começar a praticar com nativos, isso vai te ajudar a destravar completamente a sua fala, pois falando com o nativo você vai adquirir o conhecimento necessário sobre o ritmo e sobre a entonação de alguém que fala o idioma como língua materna.

Com essa prática a fala vai ficando cada vez mais natural e fluida.

Então essas foram as minhas seis dicas para você conseguir destravar a fala em inglês, comece agora colocar elas em prática que você vai ver que você vai ter avanço enorme em relação a sua fala.

Esse foi o artigo de hoje, eu espero que você tenha gostado.

Um grande abraço e bons estudos!

Você também pode gostar de:

 Aprender Inglês Nunca Foi Tão Simples. Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba artigos, vídeos e dicas exclusivas para dominar o Inglês de uma vez por todas (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!