Dicas sobre como conseguir perder o medo de falar inglês

No artigo de hoje, vou falar sobre o medo de falar inglês o que é um assunto em que todo mundo que já aprendeu ou está aprendendo inglês já passou. Antes de qualquer coisa você precisa entender que o medo é algo natural em que qualquer pessoa vai sentir quando se depara com alguma situação que é nova ou desconhecida então, você não deve deixar o medo de falar inglês te atrapalhar em seus estudos e desenvolvimento com o inglês.

No caso do inglês, existem várias formas de sentir medo na hora de falar, não é mesmo? é o medo de errar em alguma estrutura gramatical, medo de errar a pronúncia das palavras e não conseguir se fazer ser entendido, medo de não conseguir passar a informação desejada ou até mesmo medo de travar na hora de falar.

Mas não se preocupe que sentir medo é totalmente normal e você vai aprimorando cada coisa que você tem dificuldade com tempo de estudos de forma natural então, mesmo que você erre alguma coisa ou tenha medo de falar inglês não se trave e simplesmente tente se comunicar porque isso sim vai te ajudar a melhorar o seu inglês.

E no artigo de hoje vou te dar dicas sobre como você pode enfrentar esse medo de falar inglês com alguns passos bem simples e fáceis de serem executados.

01) Enfrentar o medo de falar

A primeira dica que eu te dou em enfrentar esse medo de falar e se arriscar cada oportunidade que você tiver, enfrentando os nossos medos que a gente consegue superar eles.

02) Não focar nas críticas

Você não deve focar se alguém está te criticando ou falando que você não consegue falar inglês de forma correta, isso não vai te fazer perder o medo de falar inglês. Então, esqueça o que as pessoas estão falando e mete a cara e vai falando cada vez mais dessa forma você vai exercitando o hábito de não travar e não se deixar levar pelo medo.

03) Aprimorar as partes que você mais sente medo

Se o medo é alguma estrutura gramatical que você precisa fazer? Focar mais na gramática e aprimorar o seu conhecimento sobre as regras gramaticais. Se o seu medo em relação à falta de vocabulário, você deve praticar as palavras e conhecer mais essas palavras e tentar aprender o máximo que você puder.
Se o seu medo é a pronúncia você vai ficar mais na pronúncia até você conseguir se sentir confiante o suficiente para se comunicar. Enfim, você deve praticar as partes que você sente que são mais deficientes e isso vai te fazer perder o medo de falar inglês.

04) Falar muito na sua casa antes de conversar com alguém

O principal medo é o medo de falar inglês, é o medo de produzir o som e conseguir ser fluente. Então, antes de você conversar com alguém ou com algum nativo você precisa, primeiramente, conversar sozinho e praticar essa fala sozinho.

Nada melhor do que o conforto da sua casa para você fazer essa prática afinal, não vai ter ninguém lá para te julgar. Então, antes de conversar com alguém pratique bastante a parte da fala, converse sozinho, converse com espelho, grava suas conversas, veja onde você tem que aprimorar e faz essa prática até você ganhar confiança suficiente para conseguir se comunicar com outra pessoa.

05) Não espere ser perfeito para praticar

Se você espera ser perfeito para praticar você precisa parar agora! Esse é um dos maiores erros das pessoas que estudam inglês, esperar ter muito conhecimento, saber todas as estruturas tudo sobre o inglês e só então praticar parte da fala porque pensa que dessa forma vai ter o inglês perfeito. Antes de tudo você precisa saber é muito difícil chegar a perfeição, não só no inglês como em qualquer outra coisa, nem mesmo os nativos tem o inglês perfeito. Então você deve pensar que o erro faz parte do processo de aprendizagem que não é para esperar ser perfeito para começar a se comunicar, você precisa se comunicar desde o início dos estudos.

Espero que minhas dicas te ajudem a perder o medo de falar Inglês de uma vez por todas.

Bons estudos e um grande abraço!

Você também pode gostar de:

 Aprender Inglês Nunca Foi Tão Simples. Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba artigos, vídeos e dicas exclusivas para dominar o Inglês de uma vez por todas (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!