6 hacks para aprender inglês melhor e mais rápido

Vamos supor que você tem uma oportunidade incrível de emprego ou de ir estudar fora do país, talvez você queira passar em um exame oficial ou talvez você só queira viajar pelo mundo e ter conversas significativas com as pessoas que conhece. Seja qual for o motivo, todos sabemos que o inglês é essencial no século XXI. Mas apenas aparecer na aula e fazer a quantidade mínima de tarefas de casa não ajudará você a aprender inglês melhor e mais rápido.

Neste artigo separei 6 hacks que podem potencializar seu aprendizado do inglês. Siga essas dicas e, mais cedo do que você pensa, estará se comunicando neste idioma, confira como aprender inglês melhor e mais rápido:

  1. A técnica da repetição espaçada

A ideia é revisar as coisas que você aprendeu em intervalos determinados.  Um conhecimento novo precisa ser revisado mais constantemente, digamos várias vezes em uma mesma sessão de estudos. Depois as revisões se tornam mais espaçadas – uma vez ao dia, uma vez a cada dois dias, duas vezes por semana e por aí vai, até que o conteúdo esteja fixado em sua mente. 

O diagrama abaixo mostra como a repetição pode ajudar a reverter a curva de esquecimento natural:

Um app que te ajuda na questão da repetição espaçada é o ANKI. Se vocês quiserem vou escrever e gravar sobre este assunto, deixa aqui nos comentários…

  1. Estude o conteúdo e não a língua

Muitas escolas de idiomas ensinam lições de gramática e interpretação de texto. Mas um estudo provou que aprendemos uma língua mais rápido quando estudamos outro assunto ensinado no idioma e não a gramática e o vocabulário em si. Por exemplo, em vez de ensinar como se chamam alimentos em inglês, seria mais produtivo aprender uma receita de algum prato em uma aula inteiramente na língua.

  1. Pratique todos os dias e tenha uma rotina bem planejada

Vamos combinar, se você é uma pessoa muito ocupada, é capaz que esqueça de estudar, ou acabe acumulando seu estudo pra um único dia da semana. Mas a melhor forma de reter informações é praticar um pouco todos os dias. Pense em seu cérebro como uma caixa de e-mail – se você manda muitas mensagens pesadas de uma vez, os e-mails não ficam, são devolvidos para o remetente. O mesmo acontece com conhecimentos e o cérebro. 

Tente incorporar o inglês à sua rotina diária. Há coisas que fazemos – sem pensar – todos os dias, como escovar os dentes, ver o Facebook ou assistir TV. Por que não adicionar inglês a isso? Nem sequer é necessário um tempo extra.

Tente alterar o idioma da sua TV enquanto assiste a programas originalmente em inglês, ouve um podcast em seu trajeto para o trabalho, ler as notícias em seu telefone enquanto toma seu café da manhã ou configura suas contas de telefone ou de mídia social para inglês. Assim que se tornar rotina, você fará isso sem pensar duas vezes.

  1. Preste atenção ao inglês ao seu redor

Embora você possa não morar em um país de língua inglesa, no mundo globalizado de hoje, você encontrará inglês em todos os lugares. Seja online, na rua ou no seu restaurante favorito, não há como fugir disso.

Em vez de ignorá-lo, observe sempre que encontrar algo em inglês. Leve um caderno na sua bolsa ou use seu celular e escreva um novo vocabulário. Verifique o que você não entende em um dicionário online como o da cambridge. Você pode até pedir o cardápio em inglês quando sair para jantar.

  1. Misture novas informações com conceitos que você já entendeu bem

Repetir sempre as mesmas coisas não te ensina nada de novo. Parece óbvio falar isso, mas esse conceito prova que misturar informações novas com coisas que você já aprendeu é o ideal para revisar e criar novos conhecimentos ao mesmo tempo. Faça isso com textos em diferentes tempos verbais, ou com palavras que você desconhece. Tentar decorar o vocabulário por si só é, literalmente, tentar reter na memória todo o conteúdo de um dicionário.

  1. Desafie-se

Como seres humanos, tendemos a fazer coisas fáceis. Assistir a filmes com legendas e usar o Google translate é bom, mas não ajudará você a progredir rapidamente. Sempre tente se esforçar o máximo possível. Compre um livro classificado com um nível mais alto do que você está estudando, assista a vídeos curtos (sem legendas) repetidas vezes até entender a essência do que eles estão tentando dizer e depois leia a transcrição para verificar, gaste trinta minutos por semana falando inglês com alguém que tem o mesmo nível ou até melhor que o seu. Tudo o que você decidir fazer, defina metas e certifique-se de cumpri-las. Aqui está uma tabela que você pode usar para ajudá-lo a acompanhar.

ATIVIDADE

TEMPO DE DEDICAÇÃO

COMPLETO

Ler um livro em inglês

1 hora/semana

Não

Ler notícias em inglês

10 min/dia

Sim

Escutar um podcast em inglês

30 min/dia

Sim

Mudar o Facebook para inglês

Não definido

Sim

Falar com alguém em inglês

1 hora/semana

Não

Esse foi o artigo com 6 hacks para aprender inglês melhor e mais rápido para você potencializar seus estudos, deixa aqui nos comentários o que você achou sobre esse assunto…

Você também pode gostar de:

12 PASSOS PARA DOMINAR O INGLÊS (GRATUITO)

BAIXAR AGORA
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!