Como aprender inglês sozinho, 5 dicas valiosas para você começar agora

Eu recebo muitas perguntas sobre como aprender inglês sozinho, muitas pessoas querem aprender esse idioma por si só, mas na hora de aprender sentem bastante dificuldade em relação a como conduzir seus estudos.

Antes de começar, algo que sempre falo para quem me pergunta como aprender inglês sozinho é que não é uma tarefa fácil, primeiramente você precisa entender que é necessário ter disciplina, persistência e consistência nos estudos, também é preciso que você busque materiais que serão eficientes para seus estudos e saber exatamente os passos que você deve seguir.

Se você é uma dessas pessoas que querem aprender inglês sozinho, eu preparei uma lista com 5 dicas para te ajudar com essa tarefa.

  1. Não tenha pressa

Se você decidiu aprender inglês sem a ajuda de um professor, precisa entender que o processo pode levar mais tempo, um dos motivos é que hoje em dia temos um mar de informações e é difícil saber por onde começar ou o que estudar. Não espere ler um pouco de inglês, ir para a cama e acordar fluente.

Estabeleça metas realistas e dedique um tempo fixo para aprender inglês todos os dias. Trinta minutos é um bom começo, mas se você puder fazer mais, é ainda melhor. Aprender inglês sozinho significa que você pode escolher a hora, o local e até mesmo o método, porém é muito fácil ficar com preguiça ou desviar a sua atenção dos estudos, achar que está cansado demais e deixar para amanhã!

Ninguém nunca aprendeu bem um idioma com essa atitude, então você realmente precisa dele … você pode fazê-lo!

  1. Escute bastante

Uma ótima notícia sobre aprender inglês é que quase hoje em dia quase tudo está em inglês. Isso nos dá mais oportunidades de se conectar a ele todos os dias.

Se você pensar bem, quando as crianças aprendem a língua materna pela primeira vez, elas não aprendem lendo ou escrevendo. Elas escutam as palavras das pessoas ao seu redor, recebem bastante informação por meio da escuta, com seus pais, irmãos e irmãs, desenhos animados favoritos e assim por diante.

A princípio, eles não entendem quase nada. Mas com o passar do tempo, eles adquirem mais vocabulário.

Esse vocabulário se transforma lentamente em frases, e essas frases são colocadas em frases completas, o que eventualmente permitirá que as crianças mantenham e compreendam conversas simples.

Portanto quanto mais você escutar áudios em inglês melhor será para seu aprendizado. Assista vídeos no Youtube em inglês, assista a programas de TV em inglês escute músicas, realize várias atividades com áudios em inglês.

  1. Pense como uma criança

Pode parecer um pouco bobo para você, mas usar os recursos de inglês para crianças é uma ótima forma de começar a aprender um idioma. Livros infantis, filmes e programas de TV são básicos.

Quando uma criança que fala inglês aprende pela primeira vez, está seguindo os mesmos passos que você agora. Tudo começa com vocabulário e sons básicos.

Quando você usa livros e filmes infantis junto com materiais de aprendizado de idiomas, você entende mais.

  1. Flashcards

Utilizar flashcards são uma ótima maneira de praticar as frases que você ouviu e deseja aprender. É algo bem fácil de fazer, você não precisará de muitas coisas apenas com papel e caneta você já consegue produzir suas fichas.

Escreva frases ou palavras em suas fichas com a tradução na parte de trás. Sempre que tiver um momento livre, percorra (olhe rapidamente) os cartões e veja o quanto você se lembra. É uma ótima maneira de testar a si mesmo. Comece com o lado em inglês aparecendo primeiro e tente se lembrar da tradução em seu idioma nativo. Depois de dominar todas as cartas dessa maneira, vire-as e tente se lembrar do inglês ao ver a tradução.

Essa dica é clássica por um bom motivo: funciona! Ao aprender, geralmente gostamos tanto de uma nova palavra de frase que esquecê-la parece impossível. Mas confie em nós, nem tudo fica na primeira vez. Para combater isso, adquira o hábito de produzir seus flashcards. Sempre que ouvir ou ler uma nova palavra ou expressão, escreva-a em um contexto: isto é, em uma frase e com seu significado anotado. Isso economiza seu tempo, pois você não volta a essa palavra e se pergunta: “O que essa palavra / expressão significava de novo?”

  1. Leia tudo o que você pode colocar em suas mãos

Literatura, jornais, sites, e-mails, contos, textos: se estiver em inglês, leia!

Por quê? Bem, esse conteúdo estará cheio de um novo e suculento vocabulário, além de uma quantidade razoável que você já conhece. Isso ajuda você a melhorar rapidamente, pois a exposição contínua ao vocabulário aprendido fornece novos exemplos em contexto, reforçando essas palavras em sua mente. Por outro lado, aprender novas palavras e expressões é essencial para construir o seu arsenal de vocabulário, particularmente em um idioma como o inglês com tantas palavras!

Seguindo essas dicas é possível entender como é possível aprender inglês sozinho.

Você também pode gostar de:

GUIA - 12 PASSOS PARA DOMINAR O INGLÊS (Gratuito)

BAIXAR AGORA
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!