7 Dicas para você se manter motivado nos estudos do inglês

Como faço para me organizar?! Como gerenciar o tempo corretamente e não procrastinar? Como manter o foco nos estudos de inglês. Essas são perguntas frequentes que recebo de alunos e seguidores que estão tentando aprender um idioma e não sabem como se manter motivado nos estudos.

A resposta para todas essas perguntas está na forma em que este aluno está guiando seus estudos e se organizando. É muito comum o estudante começar com toda empolgação e depois ir desanimando, mas é fato que o aprendizado é fácil se você tiver uma forte motivação.

Mas o que você faz se não tiver motivação suficiente para se sentar à mesa e realmente aprender inglês? e se você não souber como pode se manter motivado nos estudos?

Calma… que no artigo de hoje vou te dar 7 dicas sobre como você encontrar a sua motivação e como se manter motivado nos seus estudos.

1. Defina claramente seus objetivos

A primeira coisa a se pensar é sobre o seu objetivo. Por que você precisa desse conhecimento? A sua resposta é o início do seu processo.

Se você não tiver seu objetivo claro e preciso na mente mesmo que você se esforce, não terá a motivação necessária para continuar o processo até o fim.

Portanto, antes de passar para os outros aspectos, certifique-se de dar respostas honestas às seguintes perguntas:

1.     Porque você quer aprender inglês?

2.   O que significa para você conhecer o idioma?

3.   O que você quer alcançar e como o idioma pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos principais?

É importante conhecer o seu porque antes de qualquer coisa, depois saber como fazer e por último alcançar o objetivo final que é aprender inglês.

As decisões devem ter uma base racional muito forte, capaz de suportar a preguiça e a apatia. Entender o propósito da aprendizagem é a coisa mais importante.

Se você aprender apenas porque alguém (pais, chefe, amigo, parceiro de negócios) quer que você aprenda, você terá problemas. Você tem que aprender pelo seu porque.

Somente a motivação que vem de dentro – de nossos desejos e preferências pessoais – pode realmente ser a resposta. Seja honesto consigo mesmo quando definir seus objetivos e se motivar.

2. Seja realista

Se você iniciar o processo de aprendizado do zero, não pense que se tornará um grande sucesso em pouco tempo sem esforço algum.

Segundo pesquisas, a maioria das pessoas que estabelecem objetivos grandes e praticamente inalcançáveis não obtiveram tanto sucesso quanto aqueles que determinaram objetivos alcançáveis e realistas.

Às vezes, queremos tudo de uma vez ou nada. Tente encontrar um equilíbrio, ir alcançando um objetivo por vez.

Se você entender uma nova palavra ou conseguir montar uma frase por dia é muito melhor do que tentar aprender tudo de uma vez e não aprender nada.

3. Foque no que você precisa fazer para alcançar o resultado

Você precisa aprender a trabalhar no caminho que você precisa seguir para alcançar o seu resultado, e não apenas focar no resultado final.

Você precisa levar os estudos como algo que vai te ajudar a alcançar o seu objetivo, afinal ele é o principal meio para alcançar algo maior.

Sim, o resultado final também é importante, pois você precisa se visualizar falando inglês e deve também pensar em todas as coisas que o inglês vai te proporcionar, mas se focar apenas no resultado e não nos passos que deve seguir para alcançar a fluência, é bem provável que não evolua e se fruste.

É importante que tenha metas definidas ou tarefas diárias para cumprir todos os dias e ter prazos para todas elas, a aprendizagem passiva nunca fornece resultados significativos. Conheça o seu ritmo e mantenha-o.

4. Simplifique tarefas complexas e mantenha a concentração

Divida tarefas complexas em várias tarefas simples. Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Evite assistir TV, ouvir rádio, conversar com amigos, etc. enquanto estiver estudando. Foque no que está fazendo, a maioria de nós é capaz de lidar com apenas uma tarefa por vez.

Então quando estiver estudando, entre em um tipo de modo aula e evite qualquer tipo de distrações.

5. Tenha um plano de estudos organizado e fácil de seguir

Na dica anterior você viu que precisa simplificar as tarefas mais complexas.

É muito comum, principalmente, quando se estuda sozinho ficar perdido em relação ao que estudar ou quando estudar. Temos muito conteúdo e um tempo quase sempre curto para se dedicar ao estudo do inglês.

Por isso é muito importante que você tenha um plano ou roteiro de estudos bem definido com as atividades separadas de maneira organizada, para que você consiga manter um bom ritmo de estudos e não perca tempo, perdido em relação ao que estudar e quando estudar.

6. Reserve um tempo para estudar.

Eu sei que todo mundo tem um tempo corrido e quase sempre usamos esta desculpa para deixar os estudos de lado.

Sempre pensamos, ah vou deixar para amanhã, depois eu estudo, vou começar segunda feira, mês que vem e quando vamos ver… já estamos em um novo ano e nada mudou… é bem assim que acontece, não é?

Todos nós temos apenas 168 horas por semana, independentemente de quem somos, do que temos ou do que fazemos.

Mas pensa comigo é muito melhor estudar cinco, dez, quinze ou trinta minutos por dia do que não tirar nem um tempinho para seus estudos, tenho certeza que você gasta muito mais tempo com outras coisas, certo?!

Obviamente, você precisa deixar tempo para relaxar, situações imprevistas ou alguns eventos não planejados ou espontâneos. No entanto, tente manter o cronograma planejado.

7. Determine a hora do dia que é mais eficaz para aprender

Talvez você tenha mais tempo livre na parte da manhã, ou consegue tirar um tempo após o trabalho. Então, escolha o período no qual seja mais fácil de você se concentrar na sua tarefa.

Comece a estudar aquilo que tem mais dificuldade, pois a atenção tende a ser melhor nos primeiros minutos em que estuda.

Às vezes, só precisamos começar… Dar o primeiro passo e ir evoluindo um passo de cada vez… Você verá que quando sentir os primeiros resultados, vai se sentir cada vez mais motivado em continuar seus estudos.

Este foi o artigo sobre como se manter motivado nos estudos do inglês uma explicação melhor sobre este assunto estará no vídeo desta postagem. 

Um grande abraço e até breve!

Você também pode gostar de:

GUIA - 12 PASSOS PARA DOMINAR O INGLÊS (Gratuito)

BAIXAR AGORA
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Joao disse:

    Muito bom suas aula de inglês parabéns!!