Mini Hábitos: Alcance Grandes Resultados com o Mínimo de Esforço

O poder dos mini hábitos. Vou te ensinar um hack que é utilizado pelas pessoas mais produtivas do planeta, além de ser uma das técnicas responsáveis pelo sucesso de muitas celebridades.

Vou te ensinar o passo a passo desta técnica na prática e como você pode aplicar no seus estudos de inglês, que te deixará à frente de 90% da população.

Estou falando sobre um método poderoso criado por Stephen Guise, que explora os mini-hábitos, algo que pode mudar não só o seus estudos de inglês, mas também a sua vida.

Agora vou te mostrar essa técnica na prática, junto com os 12 princípios dos mini-hábitos, se alguma vez você já fracassou em alcançar seus objetivos, esse conteúdo é pra você!

O poder dos Mini Hábitos

1 – Compreensão dos Mini Hábitos:

  • Qual é a ideia por trás dos mini hábitos? São ações muito pequenas, mas consistentes, que são fáceis de realizar todos os dias.

Vamos entender na prática aplicando nos estudos de inglês: Segundo especialistas em aprendizado de idiomas, aprendendo 800 palavras mais usadas em inglês, uma pessoa já será capaz de se comunicar em inglês.

Então vamos fazer um cálculo básico, se você criar um mini-hábito de estudar 3 palavras por dia, em menos de 1 ano você terá atingido essa meta. 

2 – Identificação de Objetivos:

  • Defina claramente seus objetivos, é super importante ser específico e realista ao estabelecer metas.

Quando for estudar as palavras, escolha quantas você consegue estudar por dia, quantos dias você consegue estudar e em qual horário.

3 – Quebra das Metas em Mini Hábitos:

  • Divida suas metas em mini hábitos, tornando-as tão pequenas que pareçam quase ridículas. A simplicidade é a chave.

Pegando o gancho do princípio anterior, escolha o cenário perfeito para você, crie um setup de estudos que você ache tão fácil de cumprir, que não terá como falhar.

Exemplo: Estudar 3 palavras, de segunda a domingo, de 11:00 às 11:15 da manhã. Lembrando que isso é um exemplo, cada um fará conforme as suas condições de tempo. 

4 – Compromisso com a Consistência:

  • Comprometa-se a realizar seus mini hábitos todos os dias que você definiu, independentemente das circunstâncias. A consistência é mais importante do que a intensidade.

Ou seja, é melhor estudar um pouquinho todos os dias, do que estudar muito um dia só e parar por longos períodos perdendo o ritmo de estudos.

5 – Remoção de Obstáculos Psicológicos:

  • Os mini hábitos ajudam a superar obstáculos psicológicos, reduzindo a resistência mental associada a tarefas difíceis.

Muitas pessoas ficam com preguiça na hora de iniciar os estudos ou até mesmo para quem já está estudando, fica com preguiça de continuar o processo de estudos, isso porque a pessoa pensa a curto prazo e coloca o inglês como um vilão, como algo difícil, mas tudo que a pessoa precisa e dividir os estudos em pequenas tarefas fáceis e colher os frutos com o passar do tempo. A nossa mente pode fazer as coisas parecerem fáceis ou difíceis, isso vai depender da forma que executamos os nosso objetivos, que aqui utilizaremos o poder dos mini-hábitos.

6 – Aproveitamento do Efeito Dominó:

  • A conclusão bem-sucedida de um mini hábito pode desencadear um efeito dominó, motivando a realização de mais tarefas.

Nós somos movidos por pequenas vitórias, se você consegue cumprir o seu compromisso de estudar um pouquinho cada dia, isso acaba desencadeando uma sensação de realização e você passa a entender que você é capaz, fazendo com que você fique cada dia melhor.

7 – Adaptação ao Estilo Pessoal:

  • Encoraja a adaptação dos mini hábitos de acordo com o seu estilo pessoal e preferências, reconhecendo que todos são diferentes.

Esse princípio diz que você precisa respeitar as suas limitações, você vai criar mini-hábitos compatíveis com a sua realidade, se você consegue estudar 1h por dia, ótimo, mas se a sua rotina te permite estudar apenas 10 minutos, tá tudo bem! O importante é você entender o conceito dos mini-hábitos, que é fazer o que está no seu alcance e ter consistência, não parar mais.

8 – Redefinição do Fracasso:

  • A redefinição do fracasso, sugere que mesmo se você realizar apenas uma pequena parte do seu mini hábito, ainda assim é um sucesso.

Vamos supor que você decidiu estudar 1h por dia, mas devido a correria ou imprevistos, você conseguiu estudar apenas 20 minutos, isso ainda é considerado um vitória, pois você manteve a consistência e cumpriu o seu mini-hábito de forma parcial. Lembrando que o importante é evitar falhas.

9 – Celebração das Conquistas:

  • Celebre as pequenas vitórias diárias. Reconheça e aprecie o progresso, por menor que seja.

Fique feliz e comemore cada palavra nova de inglês que você aprendeu, afinal a cada palavra nova você se torna melhor em inglês do que você era no passado. 

10 – Ajustes Graduais:

  • Faça ajustes graduais aos seus mini hábitos à medida que eles se tornam mais fáceis. O objetivo é progredir de forma sustentável.

Pegando o exemplo de aprender 3 palavras por dia, após algum tempo de consistência, se você notar que conseguiria estudar e aprender 5 palavras de forma sustentável, não hesite em evoluir.

11 – Expansão Natural:

  • Os mini hábitos têm uma tendência natural de se expandir à medida que você se acostuma com a prática regular.

Com o passar do tempo você verá grandes resultados e irá até aplicar os mini-hábitos em outras áreas da sua vida, assim como eu faço hoje em dia.

12 – Persistência e Paciência:

  • Incentiva a persistência e paciência. Mudanças pequenas e consistentes ao longo do tempo levam a resultados duradouros.

Se você aplicar os mini-hábitos nos seus estudos de inglês, mesmo que eles sejam pequenos, você já estará a frente de milhões de pessoas, pois quem está caminhando, chegará muito mais longe do que quem está parado. 

Agora eu vou te desafiar, eu duvido você colocar tudo que te ensinei aqui em prática, e aí aceita? Coloca aqui nos comentários que eu vou te responder.

Você também vai gostar:

Cultura e Arte em Inglês: Exposições, Museus, Teatro, Dança, Pintura

Eu sou Thieme Yoshino, sou professora de inglês há mais de 15 anos. Sou formada em Letras em inglês e especializada em técnicas e metodologias de ensino utilizadas por poliglotas. Meu objetivo é ajudar o maior número possível de pessoas a aprender a falar inglês de forma simples e prática. | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!