Pronúncia do inglês:A busca pela pronúncia perfeita

Os estudantes de inglês geralmente ficam preocupados com a pronúncia do inglês, muitos deles desejam alcançar um sotaque “perfeito”.

Eles não querem um sotaque do seu primeiro idioma. Eles acreditam que sua jornada de aprendizado de inglês não será concluída até que soem como um falante nativo.

É compreensível que muitas pessoas tenham essa atitude, e não há nada errado em querer aperfeiçoar uma habilidade.

Pronúncia perfeita

Essa perfeição leva muito tempo e é importante ter alguém ao seu redor para corrigir sua pronúncia.

É necessário muito tempo para ter uma pronúncia “perfeita” em inglês, e a maioria das pessoas não consegue essa habilidade incrível, mesmo depois de muitos anos vivendo em lugares onde se tem o inglês como língua nativa.

Há também a questão de qual é o sotaque “perfeito”?

Essa é uma questão muito importante a ser pontuada, muitas pessoas pensam que em inglês as palavras só podem ser pronunciadas de uma única forma, que aquela é a maneira “correta”, porém quando se trata de idiomas é difícil afirmar que a pronúncia correta é aquela e pronto.

No português, por exemplo, temos inúmeras variações de sotaques, no rio e algumas partes do nordeste as pessoas tendem a “chiar o s”, em algumas partes do nordeste tendem a pronunciar o “t” e “d” com aquele sotaque especial que eles tem, em várias partes do interior de São Paulo e goiás é o “R” que é pronunciado diferente, já em Minas eles tem aquele “jeitinho de falar uai” que é só deles, dizem que em Brasília falamos cantando um falar mais arrastado, no sul é o “e” que tem mais ênfase, e não podemos dizer que nenhum desses sotaques estão errados, não é mesmo, cada um tem sua identidade e é lindo ver essa diversidade em um único idioma!

Assim como no Português, existem muitos sotaques diferentes em inglês, de “pronúncia recebida” muito formal a sotaques regionais.

Um sotaque inglês “perfeito” é importante?

A questão que estou considerando aqui é: Se você quer aprender inglês, precisa ter uma pronúncia do inglês perfeito? Há algo errado em parecer que você é do país de onde realmente é? Estou fazendo essa pergunta porque muitas pessoas que querem estudar inglês ficam nervosas com seu sotaque.

Acredito que, se você fala inglês com clareza e todos podem entender você, seu sotaque é perfeito. Só é  um problema se seu sotaque é tão forte que as pessoas não entendem o que você está dizendo. Se você é brasileiro, por exemplo, e parece brasileiro ao falar inglês, mas todos podem entender você facilmente, qual é o problema? Seu sotaque é parte de sua identidade, então tenha orgulho disso e de quem você é!

Nossos sotaques são importantes. Se você é francês e soa francês quando fala, tudo bem! Se você quer que as pessoas pensem que você é inglês e gosta de trabalhar com seu sotaque e você mora na Inglaterra e pode trabalhar esta questão, ótimo! Os sotaques ingleses são muito impressionantes. No entanto, se você está aprendendo inglês e está preocupado com seu sotaque, não se preocupe. Clareza é o que importa. Afinal, qual é o propósito da linguagem? Comunicação! Você pode se comunicar efetivamente com um sotaque? Sim!

Concluindo, se você quer parecer um falante nativo, é fantástico, mas não se preocupe muito com isso, pois pode não ser tão importante quanto você pensa. Seja você mesmo!

Você também pode gostar de:

GUIA - 12 PASSOS PARA DOMINAR O INGLÊS (Gratuito)

BAIXAR AGORA
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!